7 dicas para diminuir a vontade de comer doces

By 09/12/2019junho 2nd, 2020Blog, dicas, Food for thought, Saúde

Muitas pessoas não conseguem controlar a vontade diária de comer doces. Seja depois do almoço, no lanche da tarde, à noite ou nos momentos de entretenimento, o doce sempre faz parte da rotina e tornar-se um vício incontrolável. 

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil tem um consumo de açúcar em 50% acima do que deveria. Uma pesquisa divulgada no ano passado pelo Ministério da Saúde mostrou que muitos brasileiros consomem doces em excesso, cinco vezes ou mais na semana. 

A sensação de bem estar e felicidade são uns dos principais motivos do desejo por consumir açúcar, que está ligado ao momento emocional das pessoas. No entanto, o excesso de doce pode trazer alguns problemas para a saúde, como diabetes, obesidade, gastrite e prisão de ventre. 

Para diminuir a vontade de comer doces e evitar possíveis problemas de saúde, preparamos 7 dicas que podem ter ajudar nessa tarefa. Confira:

Reeducando seu paladar

Para controlar o consumo de doces é importante fazer algumas mudanças em sua rotina de alimentação. Alguns alimentos podem ajudar a diminuir a vontade de comer doces diariamente, como as comidas ricas em triptofano, uma substância que age na produção de serotonina e ajuda a diminuir a vontade de comer açúcar. Coloque em seu cardápio diário alimentos, como aveia, banana, maçã, canela, grãos em geral e castanha do pará. 

Exercite-se

Além contribuir para melhorar a saúde em geral, a prática de exercício físico também contribui para a satisfação pessoal e estimula a liberação de hormônios responsáveis pela sensação de bem-estar, o mesmo efeito causado pelos doces. Com isso, redução da vontade de consumir doces começa a fazer parte da sua vida. 

Autocontrole

Que tal tentar um autocontrole? Você pode resistir ao desejo de comer doces, colocando limites ao seu consumo. No início, a tarefa pode parecer impossível, mas a persistência é algo fundamental. 

Aos poucos, o seu organismo vai se adaptando e o doce começa a não ser uma obsessão, sendo mais fácil controlar a vontade. 

Hora certa para comer doces 

“Ah, impossível resistir ao consumo de doce”! Calma, comece optando por comer na hora certa. A exemplo, evite consumi-los em jejum, pois isso aumentará sua aptidão e favorecerá o exagero. O melhor momento para comer um doce é sempre depois da refeição. E por estar saciado, provavelmente, você vai comer em menor quantidade.

Atente-se ao sono
Uma noite mal dormida aumenta consideravelmente a vontade de consumir alimentos doces ao longo do dia. Por isso, é muito importante estabelecer uma rotina de sono e dormir, no mínimo, oito horas por noite, conforme orientação médica.

Beba bastante água

A água tem uma função reguladora em nosso organismo, que contribue para o bom funcionamento dos órgãos, dentre eles, o fígado. A falta de líquido aumenta a vontade de consumir doces e essa reação está ligada ao fígado, que necessita de água para converter o glicogênio em glicose, principal fonte de energia para o corpo. E, com o organismo desidratado, há a impressão de que é necessário comer mais para repor a energia, especialmente os doces, pois eles têm alto índice glicêmico.

Por isso, é essencial beber bastante água mesmo não estando com sede, a fim de garantir o bom funcionamento do organismo.

Momento emocional

Por oferecer a sensação de bem estar, as pessoas, geralmente, tende aumentar o consumo de doces diante do momento emocional, como, por exemplo, estresse, tristeza, ansiedade, etc. No entanto, é preciso evitar essa ação, que pode causar danos para a saúde. 

Nestes casos, invista em alimentos, como frutas. Outra maneira de ajudar a controlar os impulsos e as emoções é atividades de meditação. 

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